Livros - Submarino.com.br

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

L&PM Editores entrevista Raquel Sallaberry dona do Blog Jane Austen em Português

Por Carolina Marquis
Raquel Sallaberry é apaixonada por livros. Sua vida gira em torno deles. É diagramadora, restauradora e leitora voraz, como não poderia deixar de ser. O encanto que sente é ainda maior quando o assunto é Jane Austen, a escritora inglesa que viveu entre 1775 e 1817.
Raquel, quando começou a procurar informações sobre a escritora, surpreendeu-se com o pouco que encontrou sobre ela. Querendo reverter a situação, pôs-se a trabalhar e hoje é dona do Jane Austen em Português, um blog através do qual se comunica com amantes da autora de Orgulho e Preconceito no mundo inteiro.
Veja a entrevista que Raquel concedeu à L&PM Editores.




L&PM Editores - Qual foi o primeiro livro de Jane Austen que você leu? 

Raquel Sallaberry - Li "Orgulho e preconceito" quando jovem. A obra completa, e aqui me refiro aos seis livros principais, só li muito tempo depois.
L&PM - Qual foi o impacto que o livro lhe causou?
Raquel - Lembro de ter tomado o partido de Mr. Darcy desde as primeiras linhas e ter dado boas risadas com Mr. Collins e Mr. Bennet. Meu humor começou a mudar a partir dessa leitura. Percebi que chatos e rabugentos podem ser muito divertidos.
L&PM - O que, na sua opinião, faz com que os livros e histórias de Jane Austen sejam universais?
Raquel - A sofisticação de sua escrita – simplicidade, perspicácia e humor – é o que torna suas histórias universais e atemporais, pois os costumes mudam, mas os sentimentos continuam os mesmos.

L&PM - Qual é o seu livro preferido da Jane Austen?

Raquel - Gosto de todos os livros de Jane Austen e quando preciso escolher fico dividida entre "Orgulho e preconceito" e "Persuasão". Mas não posso deixar de mencionar alguns personagens queridos de outros livros: os sacripantas irmãos Mary e Henry Crawford de Mansfield Park; o corretíssimo Mr. Knightley de Emma; o rapaz mais divertido das redondezas, Henry Tilney d'A Abadia de Northanger e a discreta Elinor Dashwood  de "Razão e sentimento".
L&PM - O que você acha das traduções brasileiras?
Raquel - Tem traduções ótimas e outras lamentáveis. Não nomearei as primeiras para não cometer injustiças e as últimas para não dar publicidade.
L&PM - A BBC de Londres fez em 2003 uma pesquisa que consagrou Orgulho e preconceito como sendo o livro mais amado pelos leitores do Reino Unido. O que há, afinal, de tão apaixonante nesta história?
Raquel - Há tanta coisa! Mr. Darcy, o herói rude, mas correto – não esquecendo naturalmente de Pemberley e sua bela renda anual. Elizabeth Bennet, a heroína inteligente e respeitadora das normas, mas que não se cala – imaginem a delícia de falar a verdade para uma arrogante como Lady Catherine de Bourgh. A fina ironia de Mr. Bennet, que muitos dizem ser a personificação de Jane Austen. Mr. Collins, a criatura mais obsequiosa que conheço – dono absoluto do meu bom humor. A nervosíssima senhora Bennet – tentem imaginá-la hoje, com as filhas na balada...
Muito mais haveria para falar sobre o livro que Jane considerava seu "filho amado", mas vou guardar um pouco do assunto para 2013 quando ele completará duzentos anos de publicação.
L&PM - Para os fãs de um autor, é sempre motivo de angústia assistir a um filme cuja história é baseada no livro. O que você acha dos filmes baseados nas obra de Jane Austen?
Raquel - As séries lançadas pela BBC são muito boas. Entre elas destaco Orgulho e preconceito de 1995, com Colin Firth e Jennifer Ehle, um sucesso até hoje. As versões de Mansfield Park servem muito bem para ilustrar os tipos de filmes. A versão de 1999, de Patricia Rozema com o título Palácio das ilusões (no Brasil) é muito bonita mas a heroína, Fanny Price, e alguns personagens são quase o oposto do original. Em 2007 teve uma nova versão da ITV , também sofrível em termos de roteiro e interpretações. Apesar de antiga e mais teatral a versão de 1986 da BBC é a  melhor até hoje. Há também versões não muito fiéis, mas engraçadas como Northanger Abbey 1986 ePersuasion 1971 (ambas da BBC). A grande maioria se não me encanta, me diverte.
L&PM - Como surgiu a ideia de fazer o blog Jane Austen?
Raquel - Tudo começou quando procurei na internet por traduções de Jane Austen e percebi que pouco ou quase nada havia de relevante sobre o tema. Quando descobri que o domínio "janeausten.com.br" estava disponível resolvi então fazer o blog. Já havia feito outros blogs sobre leituras, livros e tipografia e imaginei que seria do mesmo estilo. Isto até dar-me conta do número de visitas e do interesse dos leitores, quando passei a publicar com mais frequência.
L&PM - Como é a sua relação com os fãs de Jane Austen no Brasil e em outros países? Um blog é realmente uma janela para o mundo?
Raquel - Já perdi a conta do número de pessoas com as quais conversei e dei risadas lendo seus comentários. Com exceção de um ou dois stalkers, me considero privilegiada com meus leitores e leitoras, todos educados e sobretudo bem-humorados. Eu diria que o blog é uma porta para o mundo. Eu mesma escrevo, há quase um ano, como blogueira-convidada no blog da americana Vic Sanborn. Não nos conhecemos pessoalmente, mas a admiração por Jane Austen, uma língua em comum e a Web, possibilitaram o conhecimento mútuo e minha participação semanal no Jane Austen Today.
L&PM - De que forma a Jane Austen está em seu dia-a-dia?
Raquel - Como não tenho horários rígidos para trabalhar posso dizer que Jane Austen perpassa todos os meus dias. As leituras, as traduções, os filmes, a preparação do blog e por fim a correspondência com os leitores são entremeados pelos meus afazeres
L&PM - Se você pudesse fazer uma pergunta para Jane Austen, qual seria?
Raquel - "Você me concederia uma entrevista?"
L&PM - A L&PM está em processo de lançar as obras completas de  Jane Austen em formato pocket. O que você acha disso?
Raquel - Eu acho ótimo, pois o processo teve início no Jane Austen em Português!

A Coleção L&PM POCKET lançará Persuasão, de Jane Austen, em abril de 2011.

6 comentários:

Niii disse...

ótima entrevista.
De olho já nessa coleção que vai ser lançada o/

Unknown disse...

Olá, gostei muito de seu Blog. A idéia de ter a Jane Austen como assunto é maravilhosa. Seus livros são apaixonantes. Assim que li, adorei !! Tenho vontado de restaurar livros, apenas por prazer e para cuidar melhor de meus exemplares. Você pode me indicar algum curso ou material ? Moro em São José (SC). Obrigado pelo Blog e continue divulgando cultura !!!

Giovanna disse...

Oi Bruna! Vc ta sendo destaque no meu blog!! Vai lá ver!

http://wheretheworldended.blogspot.com/

Beijos

Bruna Tavares disse...

Eric, a entrevistada não sou eu e sim a Raquel do Blog "Jane Austen em Português", ela é que é restauradora. Mas, fico muito feliz que tenha gostado do Blog!

Giovana, obrigada pelo destaque!

B-jus

Unknown disse...

Será que Lady Susan ou The Watson estão inclusos nos projetos da L&PM POCKET?

Bruna Tavares disse...

Acho pouco provável, mas seria ótimo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...